Piada
Depois da lapada em Salvador, parece que o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) tentou afugentar o luto eleitoral com a vitória de Caetano em Camaçari. Até governistas brincaram com a situação, sem entender a euforia do emedebista com o resultado do petista na RMS. Um piadista da turma brincou que o vice ficou alegre demais com a festa dos outros e sentiu de menos sua própria derrota em Salvador.
Apoio bandeira branca
De todos apoios que recebeu, nenhum foi mais emblemático para a reeleição de Adolfo Menezes do que o que veio da dupla Marcinho Oliveira e Júnior Nascimento. Do União Brasil, ambos integram aquilo que ficou conhecido como “bancada de Elmar”, que por sua vez é arquirrival de Adolfo em Campo Formoso. Depois de uma eleição sangrenta, parece que a turma zerou o jogo e resolveu levantar a bandeira branca.
Querida 1ª vice
Pelo andar da carruagem, o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes (PSD), já carimbou o passaporte da reeleição. Mas engana-se quem pensa que a disputa da Mesa Diretora acaba aí. Nos bastidores, há uma guerra de foice pela 1ª vice-presidência da Casa, hoje com Zé Raimundo, do PT, que já deu sinais de que quer manter o posto. Quem também está de olho na segunda cadeira mais poderosa da Casa é o governista Marquinho Viana (PV). Para terminar de embolar o jogo, há nos bastidores rumores de que a oposição pode lançar um nome.
O Ocaso de Tude
Com a derrota de Flávio Matos (UB) no 2⁰ turno, o vice-prefeito de Camaçari, José Tude (UB), tende a se despedir da vida pública. 3 vezes eleito prefeito, Tude foi derrotado na eleição para vereador, ficando numa distante 7 ª suplência no seu partido. Para amargar mais ainda o seu ocaso eleitoral, o ex-gestor ainda vê retornar ao comando da prefeitura, o seu principal adversário, há 4 décadas, o petista Luiz Caetano, que com a vitória deste domingo (27), tornou-se o recordista local de mandatos alcançados na urna. Foi o 4⁰ triunfo majoritário de Caetano na corrida pela prefeitura de Camaçari.
Alívio
Interlocutores do Palácio de Ondina, reconhecem que uma eventual derrota de Luiz Caetano (PT) no 2⁰ turno deste domingo (27), poderia deflagrar uma sangria quase imparável nas expectativas de reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026.
O efeito psicológico de uma eventual vitória do União Brasil na Jóia da Coroa do processo eleitoral de 2024 na Bahia, criaria um ambiente de profundo pessimismo na base do chefe do executivo estadual.
Com a vitória de Caetano, a tão criticada articulação política do governador, respira aliviada, pelo menos por enquanto, surfando numa narrativa vitoriosa.
Base Unida
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu os líderes da base governista da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para um café da manhã estratégico. Durante o encontro, foram avaliados os resultados positivos das eleições municipais e discutido o planejamento político-administrativo do estado. Afinal 2026 é logo ali!
Voo Salvador/França
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta terça-feira, 28, marcou um ponto positivo para o turismo baiano com o lançamento do voo direto Paris-Salvador, fortalecendo a conectividade internacional. Essa nova rota facilita o intercâmbio entre a Bahia e a Europa, atraindo mais turistas e promovendo o desenvolvimento econômico local. O ato contou com as presenças do presidente da Embratur Marcelo Freixo, pelo secretário estadual de turismo Maurício Bacelar; e pelo diretor-presidente do Salvador Bahia Airport e da Vinci Airports no Brasil. Julio Ribas.