Confira a coluna "Olho de Tandera" por Jones Almeida 25/09/2024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O povo compara

O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) agendou uma caminhada para o bairro da Caixa D’água no mesmo dia e praticamente no mesmo horário programado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil). A estratégia, porém, não terminou boa para o emedebista. Ele saiu pelas ruas um pouco antes e acabou favorecendo uma comparação sobre o tamanho e energia dos respectivos grupos, isso porque os eventos de Bruno viraram um verdadeiro Carnaval fora de época. Quem viu os dois blocos passarem em sequência diz que a diferença era nítida. “A onda azul varreu a cidade”.

Pula pula

À medida que a eleição vai chegando, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) tem perdido mais aliados na disputa pela prefeitura de Salvador. Candidatos de partidos da base estão abandonado a candidatura do Líder para apoiar a reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e, no caso de nomes mais à esquerda, o candidato do PSOL, Kleber Rosa. O movimento tem se intensificado nos últimos dias e há quem diga que deve aumentar nesta reta final de campanha. 

Movimentos

Além dos candidatos, líderes de movimentos sociais tradicionalmente ligados ao PT ou a partidos de esquerda também dão sinais de que vão largar a mão de Geraldo. Em reuniões ocorridas nos últimos dias, lideranças sindicais demonstraram insatisfação com o vice-governador, seja pela falta de diálogo, seja pela ausência de ligação com as pautas da esquerda soteropolitana. O caminho, dizem alguns deles sob anonimato, é o apoio a Kleber Rosa ou liberar que todos votem em quem quiser. 

Chapa turbinada em Salvador

Vereadores que tentam a reeleição e candidatos do União Brasil estão animados com o provável desempenho extraordinário que o prefeito Bruno Reis deve alcançar nas urnas. Se antes a expectativa era que a legenda elegesse, num cenário realista, pelo menos sete ou oito vereadores, agora pode eleger mais um. Isso porque a expectativa é que o voto de legenda seja alto, o que vai beneficiar a chapa de concorrentes do partido. 

Disputa acirrada em Barreiras

A disputa eleitoral em Barreiras promete ser uma das mais emocionantes do Estado. Por lá, as três candidaturas estão muito próximas, conforme pesquisas: Danilo Henrique (PP), Otoniel Teixeira (União Brasil) e Carlos Tito (PT). Quem acompanha a política na maior cidade do Oeste diz que a corrida promete ser emocionante até o final. Contudo, dizem que, no final das contas, a briga deve ficar entre Otoniel, candidato apoiado pelo prefeito Zito Barbosa (União Brasil), e Danilo, filho do deputado estadual Antônio Henrique e neto do ex-prefeito Tonhão. Isso porque a cidade, assim como boa parte da região Oeste, é uma das mais antipetistas da Bahia. 

Guerra de narrativa

Os adversários da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), não perderam a oportunidade e estão usando e abusando da decisão do Tribunal Regional Eleitoral que a tornou inelegível. O objetivo é desgastar Sheila e dizer que os votos dela serão anulados. Aliados dela, entretanto, permanecem otimistas e garantem que a decisão será facilmente revertida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Garantem também que a decisão pode ter sido um "tiro no pé", pois agora a prefeita tem dito que seus adversários não conseguem vencer no voto e querem ganhar no "tapetão".

Virada de mesa

O governador Jerônimo virou a mesa em Jacobina e decidiu apoiar a dobradinha Mariana-Cícero, mesmo depois de ter afiançado as condições para o prefeito Tiago Dias (PCdoB) buscar a reeleição. A mudança aos 45 do segundo tempo abriu fissuras e muita chateação no núcleo da legenda comunista, até porque Jacobina é uma das principais cidades geridas pelos comunistas. Desamparado pelo Palácio de Ondina, Tiago Dias soltou o verbo nas redes sociais, afirmando que o povo de Jacobina é “maior que qualquer liderança política”. ASSISTA

O que é isso, "Companheiros" ?

O prefeito petista de Morpará, Lelei Barreto, declarou apoio a Ailson Selis (Avante), candidato de oposição à prefeita do PT de Muquém do São Francisco, Mara Rios, que tenta a reeleição. Motivo: O marido de Mara, Gilmar Araujo (MDB),  é candidato a prefeito no município vizinho, contra o indicado de Lelei para a sua sucessão, Natalito Ribeiro (PT), atual vice-prefeito. 

Outro ingrediente curioso nessa crise na "companheirada" do Oeste, é que tanto Mara Rios, quanto Lelei Barreto, fazem parte da base eleitoral do deputado federal licenciado Afonso Florence (PT), titular da Casa Civil do Governo Jerônimo Rodrigues (PT).

O que é isso "Companheiros" ? 2

Além do prefeito de Morpará, Lelei Barreto (PT), os deputados petistas, Ivoneide Caetano e Junior Muniz, federal e estadual, declararam apoio à candidatura de Ailson Selis (Avante) , em Muquém do São Francisco, contra a reeleição da atual gestora, a petista Mara Rios.

O que é isso "Companheiros"? 3

E quem já havia entrado de cabeça na campanha de Ailson Selis (Avante) para prefeito de Muquém de São Francisco, foi o também petista e 1⁰ suplente do senador Otto Alencar, Terence Lessa, ex-prefeito de Ibotirama.

Em Camaçari, Junior Muniz, Tagner ou Bira Coroa?

O deputado Estadual Junior Muniz (PT) virou figura carimbada nos eventos políticos de Camaçari. Presente na campanha do seu correligionário, o prefeituràvel petista, Luiz Caetano, Junior demonstra que em 2026 não vai abrir mão do município que lhe deu mais de 15.000 votos em 2022.

Quem não está gostando nada da possível concorrência são pré-candidatos locais. O ex-deputado estadual Bira Coroa, deseja voltar à ALBA e o vereador Tagner Cerqueira, já ensaia um salto mais ousado em direção ao legislativo estadual.

Chega pra lá de Ro pra Ró em São Francisco do Conde

Rosemberg Pinto não economizou nas críticas e deu um verdadeiro "chega pra lá" na candidata à Prefeitura de São Francisco do Conde, Ró Valentim. O deputado revelou que a candidata do PCdoB tem recorrido à justiça numa tentativa de barrar seus adversários de usarem a imagem do presidente Lula, um movimento que, segundo ele, é claro sinal de "desespero". Para Rosemberg, a atitude de Ró é não só oportunista, mas uma jogada desesperada diante da provável derrota nas urnas.

Candidato "fujão" em Candeias

O candidato à Prefeitura de Candeias, Eriton Ramos (PP), virou alvo de críticas ao faltar, pela segunda vez, a uma sabatina, desta vez promovida pela Rádio Sociedade da Bahia. A ausência foi registrada pelo apresentador, e a candidata Marivalda de Lula não perdeu tempo, chamando Eriton de "fujão" e acusando-o de despreparo. "Ele perdeu uma grande chance de apresentar seus planos para o povo de Candeias", alfinetou Marivalda, que aproveitou a brecha para reforçar seu compromisso com a cidade. Eriton, por sua vez, deixou a sensação de ter desperdiçado um momento crucial na campanha.

Procura-se Marão

Durante a assinatura da ordem de serviço para a dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus, nesta segunda-feira (23), no Terminal da Codeba em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues mandou um recado direto ao prefeito da cidade: "Marão? Cadê você? Não fuja não, que preciso falar com você". Há quem diga que Marão já está de malas prontas. Destino? Parece que o "caderninho" é garantido.

Ponto positivo

Nesta segunda-feira (23), o governador Jerônimo Rodrigues, junto aos ministros Rui Costa e Sílvio Costa Filho, anunciou uma série de melhorias em portos e aeroportos da Bahia. Entre as ações estão a pavimentação do Porto de Salvador e a ampliação da pista de pouso do Aeroporto de Barreiras, além da autorização para a licitação da dragagem do Porto de Ilhéus. Essas obras visam modernizar a infraestrutura logística do estado, impulsionando o desenvolvimento econômico e ampliando as oportunidades para a população baiana.

Por hoje é só. Obrigado pela leitura. Volto na próxima quarta-feira, com a coluna Olho de Tandera. Ligado em tudo!

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.