Confira a coluna "Olho de Tandera" por Jones Almeida 16/10/2024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Jerônimo reduz crimes

Sob o comando do governador Jerônimo Rodrigues, a Bahia celebrou uma redução de 12,7% nas mortes violentas entre janeiro e setembro de 2024 em comparação ao mesmo período do ano passado. O governo contabilizou mais de 14 mil prisões, 4.578 armas apreendidas e 6,8 toneladas de drogas retiradas de circulação, refletindo o impacto das medidas de segurança no estado.

Saldo de derrota

Com feridas abertas desde a lapada histórica do dia 6 de outubro, o vice-governador Geraldo Júnior deu as caras numa entrevista nesta terça na Metrópole para dar a sua versão dos fatos. Como não é bobo, tratou logo de colocar a trágica derrota em terceiro lugar no colo de todo o grupo político do governador Jerônimo Rodrigues. Também soltou alfinetadas para o PT, partido que tomou chá de sumiço na disputa em Salvador, e fez o dia um velho ditado popular: “a culpa é minha, eu coloco ela eu quem eu quiser”.

Nova derrota à vista

Por falar em derrota, Geraldo sofrerá mais uma baixa expressiva com a reforma administrativa e estrutural que o presidente Carlos Muniz (PSDB) fará na montagem de cargos e espaços na Câmara Municipal se/quando for reeleito em fevereiro de 2025. Até aqui, ele manteve muitos acordos celebrados com Geraldo ainda em 2022, mas já sinalizou que a partir do próximo ano a nova gestão vai ter identidade própria. Ou seja, a partilha de cargos não vai mais vai levar em conta as ambições do emedebista.

Atrás do prejuízo 

Se Lula não veio para a campanha em Salvador, maior colégio eleitoral do estado, para correr atrás do prejuízo, após perder os grandes colégios eleitorais para a oposição, o presidente desembarca nesta quinta-feira (17), em Camaçari para apoiar Luiz Caetano (PT), que está no segundo turno, com Flávio Matos, do União Brasil. A disputa está pra lá de acirrada.

Acabou uma, começa outra

Prefeitos que terminam o mandato agora em 2024 já estão de olho em 2026. Levantamentos internos dos partidos apontam que pelo menos dez prefeitos devem disputar a próxima eleição para deputado estadual ou federal. Eles já começaram a se movimentar em suas regiões. Alguns elegeram sucessores, outros foram além e ajudaram a eleger prefeitos em cidades vizinhas. Até 2026, vai ser guerra.

Robinho se deu bem

O deputado Estadual Robinho (União), saiu muito fortalecido do pleito municipal de 2024, em bases importantes do Extremo-Sul da Bahia. A sua esposa , Luciana Machado (União), se reelegeu com quase 70% dos votos, numa reedição da disputa de 2020 contra o advogado Rogério Benjamín (PSD).

Em Ibirapuã, sua liderada política e ex-esposa, Carla Chácara (PP), cravou mais de 65% dos votos contra Marcos do PT.

Em Caravelas , Robinho apoiou o atual vice-prefeito, Doutor Adauto (PSD), que derrotou a professora Vaninha do PT, indicada pelo prefeito Silvio Ramalho (Avante), ex-aliado de Robinho.

Em Mucuri, onde o parlamentar ensaiou uma pré-candidatura prefeito, o seu aliado e atual gestor do município, Robertinho (União), conseguiu se eleger, graças à manutenção de 2 palanques da base do governador Jerônimo.

Os votos do 2⁰ colocado, Gelson da Padaria (PSD) e do 3⁰, Paulinho de Tixa ( PSB), somados ultrapassaram facilmente os 35% dos votos que garantiram à recondução de Robertinho ao comando daquela prefeitura. Fortemente rejeitado e beneficiado pela ausência de 2⁰ turno no município, o Robertinho ainda teve como concorrente, o empresário Junior da Tarumã (PL), que alcançou pouco mais de 4% dos votos.

Deu ruim

O resultado eleitoral no município de Jeremoabo não poderia ter sido pior para o governador Jerônimo Rodrigues. O prefeito eleito, Tista de Deda (PSD), voltará à prefeitura em janeiro de 2025. 

Tista e sua esposa, a ex-prefeita Anabel Carvalho (PSD), abandonaram a campanha do atual governador no meio do primeiro turno de 2022, criando um grande constrangimento para o senador Otto Alencar, padrinho político do casal. A base do governo estadual, dividiu-se entre as candidaturas de Matheus de Deri (PP), sobrinho do prefeito Deri do Paloma (PP) e do vice-prefeito Fabio da Farmácia (PT), apadrinhado pelo chefe de gabinete do senador Jaques Wagner (PT), Lucas Reis.

Flica agita Cachoeira

A Flica 2024 está prestes a agitar Cachoeira com o tema “O mundo da literatura em festa” e, como de costume, promete atrair uma multidão para o Recôncavo Baiano de 17 a 20 de outubro. Com apoio do governo estadual, a Casa do Governo será palco de saraus, lançamentos de livros, oficinas e até uma palestra musical de Mestre Bule Bule. Entre as novidades, destaque para a exposição “Cadê Minha Boneca Preta?” e a animação do robozão, além da tradicional presença da Banda de Música da PMBA na abertura. Vale a pena conferir!

Por hoje é só. Obrigado pela leitura. Até a próxima quarta-feira com a coluna "Olho de Tandera". Ligado em tudo!

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.