O presidente da Embasa, Leonardo Góes, revelou, em conversa com o Classe Política, nesta segunda-feira, 5, que planeja lançar em 2024, com apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT), um programa que vai garantir o fornecimento de água a R$ 1 para famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo federal. A declaração do executivo aconteceu na solenidade em que o governador autorizou o início das obras de micro e macrodrenagem das Bacias da Bonfim/Boa Viagem e de Massaranduba. Essa será a primeira intervenção do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia.
Góes adianta que ainda não batizou o programa, que está em fase de estudo, mas enfatiza a importância da Embasa garantir uma contrapartida social, permitindo o acesso de famílias em vulnerabilidade à água tratada por um valor simbólico.
"Esse programa está em fase de conclusão. Hoje a gente tem um grande número de pessoas que gostaria de pagar a conta de água, mas não tem condição. E a nossa tarifa social é muito importante porque ela espelha quem está no CAD 1, no Bolsa Família, mas a gente tem um extrato aí que esse pessoal do Bolsa Família ainda é um nível maior. A gente tem aqui na favela catadores, marisqueiras, quilombolas e a ideia é que a gente cobre uma tabela módica e nada melhor em simbólico do que um real", detalhou.
"Eu não quero ganhar dinheiro em cima dessas famílias, eu quero que eles possam ter uma conta de água, eu posso fazer um reservatório e com isso eu controlo (o consumo da) minha rede e a família passa a ter cidadania, um comprovante de endereço, uma regularização para provar que mora naquele casa", enfatizou Góes.